PERCEPÇÃO DE PERIGO

  1. Análise Preliminar de Perigo:08 Horas
  2. Mapeamento de Risco:Formato de Consultoria – Carga Horária Sob Demanda

A SS Treinamentos oferece aos seus clientes o serviço de mapeamento de riscos, que consiste em mapear todos os potenciais riscos de acidentes e de desenvolvimento de doenças em um determinado local.

O intuito deste tipo de trabalho é prevenir ocorrências, além de desenvolver uma cultura de atenção junto aos colaboradores sobre os riscos associados às suas atividades, através da utilização de uma ferramenta de análise de risco denominada Análise Preliminar de Perigos (APP), que visa eliminar, minimizar ou controlar os riscos antes que estes se materializem.
A Analise Preliminar de Perigos (APP) refere-se a uma técnica básica de avaliação de riscos para identificar possíveis perigos nos processos.

Sua utilização poderá implicar na complementação da avaliação utilizando-se de outras técnicas adicionais, determinado pelo critério de aceitabilidade de riscos.
Seu objetivo é mostrar os perigos, sejam eles com potencial para causar danos às instalações, aos operadores, ao público ou ao meio ambiente.

A metodologia APP compreende a execução das seguintes tarefas:

  • Definição das fronteiras das instalações analisadas;
  • Coleta de informações sobre as instalações e as características das substâncias perigosas envolvidas;
  • Definição dos módulos de análise;
  • Realização da APP propriamente dita (preenchimento da planilha para cada módulo de análise);
  • Elaboração das estatísticas dos cenários por categorias de frequência e severidade, e da lista de sugestões gerados no estudo;
  • Análise dos resultados e preparação do relatório.

O escopo da APP abrange todos os eventos perigosos, cujas causas tenham origem nas instalações analisadas, englobando tanto as falhas intrínsecas de componentes ou sistemas, como eventuais erros operacionais (erros humanos), principalmente aqueles
decorrentes de falhas nos procedimentos ou na execução. Deverão ser consideradas unidades de processo, estocagem, dutos, terminais, subestações, utilidades entre outras instalações que possam representar risco à segurança e meio ambiente.
Ficam excluídos da análise os eventos perigosos causados por agentes externos, tais como: quedas de aviões, helicópteros, meteoritos, ou terremotos e inundações. Tais eventos externos foram excluídos por terem ocorrências consideradas extremamente remotas. A realização da análise propriamente dita é feita através do preenchimento de uma planilha com as informações necessárias à avaliação de riscos para cada módulo de análise.

Já o treinamento de Análise Preliminar de Perigo se aplica todos os conceitos acima descritos, porém o foco é direcionado em aguçar a visão da força de trabalho quanto aos riscos oriundos dos ambientes em que está inserido. A partir dele, o aluno, por meio de simulados práticos de análises, consegue mapear os riscos, principalmente, antes de iniciar as atividades.

CONSULTE-NOS PARA MAIORES INFORMAÇÕES