Segurança do Trabalho -Quais Os Documentos Envolvidos?

By sstreinamentos In Geral 32 Comments

A Segurança do Trabalho, no mundo inteiro, é uma questão de grande importância. Pelo fato de grande parte dos serviços envolverem algum risco ou necessidade, é preciso que os empregadores forneçam o máximo de proteção para os empregados, e isso, normalmente, é registrado a partir de certas documentações.

Para as empresas, ter todos os registros organizados e em dia, pode ser uma tarefa um pouco complicada e que, se não for bem realizada, graves consequências podem vir a tomar conta da situação. Porém, isso é do conhecimento de todos. Quando se trata de declarações, certidões e coisas mais específicas, todo o cuidado é pouco.

E aproveitando que estamos tratando de documentações e Segurança do Trabalho, você sabe quais são os documentos que estão envolvidos? Bom, vamos passar em tópicos para você. Veja só:

  • PRA (Programa de Riscos Ambientais) — Criado para minimizar os riscos no ambiente;
  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) — Busca realizar diagnósticos precoces e manter o controle para a prevenção de doenças;
  • ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) — Documento elaborado após os exames ocupacionais;
  • CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) — Registro que a empresa desenvolve após a ocorrência de um acidente;
  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) — Objetivo de registrar informações administrativas, e é repassado ao funcionário após seu desligamento ou afastamento.
  • AET (Análise Ergonômica do Trabalho) – Avalia a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológica do trabalhador. 

Seja a sua uma micro, pequena, média ou grande empresa, não importa: se tem colaboradores atuando nela, é preciso que todas as documentações estejam estritamente regularizadas e organizadas. É claro que, talvez, coisa ou outra possa mudar para determinados ambientes de serviço. No entanto, é sempre importante se atentar ao que é necessário para o seu negócio e manter tudo em dia.

Agora ficou clara as documentações envolvidas e necessárias quando o assunto é Segurança do Trabalho?

A gente espera ter ajudado!