Segurança do Trabalho – Qual a importância do DDS?

By sstreinamentos In Geral No comments

Uma das melhores maneiras – ou a melhor – para se resolver algum problema, entender uma determinada situação ou buscar prevenir um possível contexto, é o diálogo. A conversa entre as pessoas gera um campo de compreensão e um melhor entendimento de um certo assunto, o que acarreta resultados ainda mais eficazes e seguros, e é disso que se trata o Diálogo Diário de Segurança.

Este, mais conhecido como DDS, consiste em uma abordagem simples, rotineira, porém, essencial, que visa a conscientização das pessoas sobre o trabalho em equipe e a minimização de riscos de possíveis acidentes durante o serviço. Nada mais é do que uma conversa entre os colaboradores que trata de questões de prevenção, saúde e integridade. Não há segredos.

Normalmente, a DDS costuma ocorrer em uma roda de conversa, como se fosse uma reunião de amigos, e é dirigida por alguém que tenha as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar a atividade. Durante o diálogo, alguns temas em específico são trazidos à tona, e o objetivo é tanto falar quanto ouvir, pois ideias ou sugestões podem surgir de vários lados. 

Nesse sentido, alguns temas que podem ser abordados são:

  1. Análise Preliminar de Risco (estudo detalhado e antecipado das etapas do serviço);
  2. “Quase acidente” (relatos e correções de problemas ou possíveis problemas);
  3. Equipamento de Proteção Individual (destacar a importância do uso);
  4. Brincadeiras (será mesmo conveniente durante o serviço? Quais os riscos?);
  5. Equipamento de Proteção Coletiva (todos os profissionais estão seguros?);
  6. Proteção das mãos (como está a segurança dos principais membros do corpo?);
  7. Primeiros socorros (análise da capacidade da equipe para lidar com emergências);
  8. Limpeza e organização (ambiente de trabalho limpo é sempre importante).

Enfim, são vários os temas que podem ser discutidos em um Diálogo Diário de Segurança. Nesse sentido, é sempre importante trazer falar sobre os assuntos que ou estão causando dúvidas, esquecimentos, ou demonstrando problemas, para que, dessa forma, os processos e procedimentos sejam devidamente alinhados com a equipe.

Como você pode ver, a DDS é um sistema eficaz, simples e econômico. Sua aplicação se torna indispensável em qualquer equipe que opera com trabalhos de maiores riscos e possibilidades de problemas. Esse investimento em segurança deve estar presente sempre, independentemente da qualidade dos colaboradores e dos equipamentos, por exemplo.

Além disso, empresas que passam a adotar práticas de segurança, diálogo e compreensão, tornam-se bem conceituadas no mercado do trabalho por serem consideradas humanitárias. São vantagens sem fins para todos que estão envolvidos. 

E, então, o conteúdo foi útil para você? Comente conosco!?