Segurança do Trabalho – Retorno seguro das atividades durante a COVID 1

By sstreinamentos In Notícias 1 Comment

Depois de o mundo ter sido sujeito à uma grande dificuldade pandêmica que ninguém esperava e que gerou inúmeras consequências negativas, parece que tudo começa a caminhar para voltar ao normal, principalmente as atividades laborais. Porém, isso não indica que tudo acabou. É preciso muito cuidado para que um retorno seguro seja bem feito e os riscos de contaminação sejam diminuídos.

Bom, embora o mundo esteja sendo colocado no eixo novamente, o Brasil parece não acompanhar bem esse ritmo. Durante a pandemia, passamos não só por problemas de saúde e economia como os outros países, mas também por uma terrível crise política que agravou ainda mais as consequências da situação em questão. No entanto, por decisão das autoridades, é preciso que haja uma volta lenta e gradual do mercado nacional.

Nada casa muito bem, pois o número de casos apenas sobe dia após dia enquanto pedem pelo retorno das atividades. Entretanto, como também estamos sujeitos às necessidades de sobrevivência, precisamos voltar a seguir o ritmo normal, mas, claro, de forma muito segura, e é por isso que estamos neste blog.

Assumir essa posição de reabir o comércio exige muita cautela, pois vidas estão sendo colocadas em risco. É preciso entender que, em um grupo de colaboradores, se um estiver contaminado, muito provavelmente o restante da equipe também estará em pouco tempo.

Nesse sentido, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou dois documentos de grande importância para que tudo possa acontecer da maneira mais segura possível. Assim sendo, vamos abordar mais objetivamente tais conteúdos liberados e, junto às explicações, deixaremos os respectivos links para você ter acesso à eles. Apenas lembrando que são todos em inglês, então você pode acessar o Google Tradutor para ter uma melhor compreensão acerca dos assuntos.

O primeiro documento é a Nota de Orientação (Safe and healthy return to work during the COVID-19 pandemic ), que busca abordar uma visão mais humanitária, dizendo que as políticas para o retorno das atividades devem ter como foco central as pessoas. A nota é baseada nos conhecimentos dos especialistas da OIT e nas Normas Internacionais do Trabalho. Além disso, é enfatizado também que as diretrizes devem ser implementadas pelos sistemas nacionais de Segurança do Trabalho (SST) a fim de que um retorno mais sólido e seguro seja construído.

Veja uma breve citação da Diretora-Geral Adjunta de Políticas da OIT, Deborah Greenfield, a respeito do assunto no geral:

Em todos os lugares, práticas de trabalho inseguras são uma ameaça tanto para saúde quanto para empresas sustentáveis. Portanto, antes de voltar ao trabalho, os trabalhadores devem ter certeza de que não serão expostos a riscos indevidos… Além disso, para ajudar a revitalizar as empresas e as economias o mais rápido possível, os trabalhadores terão que cooperar com essas novas medidas. Isso significa que o diálogo social será de particular importância, pois é a maneira mais eficaz de traduzir informações e ideias em políticas e ações, criando assim as melhores condições para uma recuperação rápida e equilibrada.

O segundo documento diz respeito às medidas práticas. Consiste em uma carta de verificação com 10 ações de orientação para empregadores, trabalhadores e demais indivíduos envolvidos nas atividades gerais. O objetivo é apenas complementar a Nota de Orientação e fornecer uma visão mais palpável de todo o processo. As medidas tratadas são:

  1. Formar uma equipe para planejar e reorganizar a volta ao trabalho;
  2. Decidir quando voltar, quem irá voltar para o trabalho e como irá voltar;
  3. Adotar medidas de engenharia, organização e administração;
  4. Regularizar a limpeza e desinfecção;
  5. Promover a higiene pessoal;
  6. Providenciar o Equipamento de Proteção Individual ideal e informar sobre o uso correto;
  7. Organizar a vigilância de saúde;
  8. Considerar outros perigos, inclusive o psicossocial;
  9. Revisar os planos para preparação de emergência
  10. Revisar e atualizar as medidas de proteção e controle que a situação envolve.

Portanto, se você está voltando a ativa aos poucos e seguindo o ritmo do mercado, esteja atento às recomendações acima disponibilizadas. A Segurança do Trabalho é algo de suma importância e garante a integridade de todos os trabalhadores e a produtividade no serviço. Assim, esperamos que este conteúdo tenha sido útil e você tenha um retorno seguro ao trabalho!

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso site para mais informações acerca da Segurança do Trabalho.