Acidentes de Trabalho – Práticas para reduzi-los

By sstreinamentos In Uncategorized 67 Comments

Estamos mais do que cansados de saber que acidentes de trabalho são muito comuns e recorrentes em diversas áreas de atuação. Os motivos? Bom, sabemos que podem variar desde uma questão ligada ao ambiente, que foi inesperada, até a imprudência ou falta de conhecimento do colaborador. A questão, agora, é entendermos algumas práticas importantes para reduzir os acidentes de trabalho.

Nesse sentido, sabemos que, regionalmente falando, isto é, de país para país, os acidentes crescem conforme a ausência de uma boa cultura organizacional, infraestrutura nacional, baixos investimentos em tecnologias e, principalmente, na preparação dos indivíduos. No caso, o continente africano é o que mais sofre com essas situações, seguido da Ásia, Oceania, América e Europa, tal como você pode ver no gráfico abaixo:

Já no Brasil, como você também verá na representação a seguir, os focos estão mais concentrados nas áreas mais industriais e fabris, sendo um alto índice mais na região sul e sudeste. Para as outras regiões, observa-se um índice relativamente menor, que é refletido por condições de investimento, desenvolvimentos e outras posições que a Geografia pode explicar melhor.

Bom, de números agora você já está mais ou menos por dentro. Porém, nosso objetivo aqui, mais do que evidenciar a frequência desse problema, é te mostrar como você pode reduzir essas quantidades de uma forma ou outra. Veja, portanto, as práticas que trouxemos para ajudar na redução de acidentes do trabalho pelo Brasil:

1. Elabore uma cultura de prevenção

Querer evitar acidentes e não criar uma cultura antes é, sem dúvida, perda de tempo. Na empresa ou organização em que atua, busque, a partir da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), elaborar um conjunto de regras, princípios, valores e eventos, como a SIPAT, sobre a questão de acidentes de trabalho. Após isso, torne todos os conceitos bem presentes na rotina e na vida dos colaboradores.

2. PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

Como diz o próprio nome, é um programa que visa a prevenção de possíveis acidentes de trabalho a partir de uma série de exames e análises da saúde dos colaboradores que estão entrando, trabalhando e, inclusive, saindo da empresa. Para entender mais sobre o PCMSO, acesse o este link.

3. Análise de Riscos

O que causa acidentes? O que pode causar acidentes? Por que está ou não tendo acidentes? Como esses cenários poderiam mudar ou ser aprimorados? Bom, realizar uma análise de riscos é sempre de grande importância, e para isso, é preciso que uma série de etapas sejam seguidas detalhadamente a fim de que um programa eficaz e eficiente seja estabelecido. 

4. Gerenciamento de Riscos Operacionais (GRO)

O novo programa de prevenção de riscos no campo de trabalho está previsto para entrar em vigor no mês de março do ano que vem. Pela nova norma regulamentadora, ele passou a abranger o PGR como um de seus braços, e este, o antigo PPRA, que deixou de existir isoladamente. Ele consiste em uma espécie de programa geral que, tal como uma árvore, possui vários ramos que objetivam evitar e reduzir o número de acidentes de trabalho.

5. Uso correto dos EPI’s

Como todos sabemos, usar os Equipamentos de Proteção Individual é uma das bases para que acidentes sejam evitados. Portanto, pregue seu uso constante no campo de serviço, por mais que o risco não exista ou seja mínimo, aliás, nunca se sabe o que pode acontecer.

6. Análise Ergonômica do Trabalho  (AET)

A AET busca entender como os equipamentos, ferramentas e aparatos usados pelos trabalhadores, e como a rotina dos mesmos afetam diretamente a sua saúde e integridade física. É um sistema de grande importância e que, em um contexto geral, faz toda a diferença para reduzir acidentes.

7. Realize e ofereça treinamentos

Estar sempre se capacitando com treinamentos é de suma importância, e mais relevante do que isso, é oferecer bons treinamentos de SST para aqueles que têm colocam, de alguma forma, a sua vida em risco em prol do trabalho. Portanto, busque por capacitações de qualidade.

Cá estão sete práticas que precisam ser estudadas, programadas e planejadas detalhadamente. Seguindo o passo a passo de cada uma, pode ter certeza que a sua organização estará no caminho certo para reduzir os acidentes, manter a integridade dos colaboradores e, claro, ajudar a diminuir o índice brasileiro desse contexto. Dessa forma, esperamos que o conteúdo tenha sido bem rico e informativo para você.

Comente aqui o que achou e se acrescentaria alguma outra prática importante!