O que é e como utilizar a Matriz de Risco?

By sstreinamentos In Geral 58 Comments

Riscos você sabe que existe em todos os lugares e serviços, até mesmo na nossa rotina diária. Porém, entre ter um risco e saber a probabilidade dele se tornar uma realidade, existe um buraco enorme, isto é, são coisas bem distantes uma da outra, embora estejam dentro de um mesmo assunto. E, falando nisso, um dos principais temas é a Matriz de Risco. Você sabe o que é e como utilizar?

Enquanto você está se alimentando, viajando, atravessando a rua ou fazendo qualquer outra atividade, por mais simples que seja, existe um risco ao seu redor. É grande? Pequeno? Médio? Bom, não sei e nem você, é claro, mas, dependendo da situação é possível ter uma noção. Se a sua pessoa passa por riscos a todo instante, imagine, agora, aquelas que trabalham em obras, serviços pesados, indústrias ou fábricas. São situações bem mais complicadas, certo?

Pois bem, o nosso objetivo aqui, neste blog, é tratar sobre o que são riscos, o que é a Matriz de Risco, como funciona e como você pode utilizar ela no seu dia a dia a fim de entender melhor o cenário em que está alocado e evitar possíveis problemas. Portanto, vamos para os detalhes:

O que são Riscos?

Tecnicamente falando, os riscos consistem na probabilidade de um perigo ou problema se tornar realidade. Matematicamente falando, o risco pode ser definido como o produto entre a probabilidade e a consequência, ou seja, no nível de que um determinado problema pode acontecer multiplicado pelo que ele é capaz de causar.

Segundo a definição da Norma Regulamentadora 1, temos o seguinte:

“Risco ocupacional: Combinação da probabilidade de ocorrer lesão ou agravo à saúde causados por um evento perigoso, exposição a agente nocivo ou exigência da atividade de trabalho e da severidade dessa lesão ou agravo à saúde”

O que é a Matriz de Risco?

Uma matriz se trata, basicamente falando, de uma disposição de linhas e colunas. Entre as linhas e colunas dessa ferramenta, é possível medir variáveis, cenários, situações, possibilidades e vários outros aspectos. Uma Matriz de Risco, portanto, traduz-se em uma ferramenta matemática que visa explicar a relação entre probabilidade e consequência ou impacto, tal como foi dito alguns parágrafos acima. Veja a imagem de uma:

Como descrito na imagem, ela tem vários níveis de representação do risco. Para entender seu funcionamento, basta selecionar, em uma linha, o ponto desejado e, em seguida, verificar onde a coluna cruza com o ponto escolhido. Seria uma espécie de batalha naval para medição de riscos, digamos assim. E como seria um exemplo prático de uso dela? Vamos ver agora:

Como funciona a Matriz de Risco?

Coloquemos dois cenários em jogo para entendermos o funcionamento da matriz. Um leve e o outro mais arrojado, perigoso. Dê uma olhada:

1º Cenário

Imagine que você está em um escritório, trabalhando, quando, de repente, dispara o sinal de alarme. É um incêndio! Você, assim como as outras pessoas, se desespera. Entretanto, todos são treinados e conseguem se controlar ao sair. Para chegar até a saída, é preciso descer uma escada de 20 degraus que possui corrimão e antiderrapante, tornando-a segura.

Segundo suas boas intenções, quais são as chances de um acidente na escada vir a acontecer? Se acontecesse, o impacto seria grande ou pequeno?

  • Resposta 1: Chances pequenas de um acidente acontece
  • Resposta 2: O impacto seria pequeno, pois todos são treinados para lidar com a situação.

Isso configura, na Matriz de Risco, algo insignificante ou pouco significante (azul/verde), sendo mais fácil de lidar com o contexto.

2º Cenário

Pense, agora, o mesmo caso do cenário um, mas com algumas diferenças. A primeira dela é que as pessoas não são treinadas para lidar o contexto de incêndio, e segunda é referente à escada, que não possui corrimão nem antiderrapante. 

No caso de incêndio, todos iriam se desesperar, sair correndo e causar muito tumulto. Na hora de descer as escadas, é muito provável que empurrões, escorregamentos, quedas e pisoteamentos acontecessem, podendo levar, em caso de uma situação extrema, à morte.

Agora, respondendo as mesmas perguntas do primeiro cenário, como acredita ser as respostas?

  • Resposta 1: Chances grandes de acidentes acontecerem
  • Resposta 2: As consequências seriam graves, sem sombra de dúvidas.

Isso configura um ponto crítico na Matriz (vermelho). 

Com todas essas suposições e explicações, fica clara a importância de análise de riscos a partir do uso desta tabela. É dessa maneira que fica fácil de entender o que o ambiente oferece de pior para o colaborador e quais os problemas que poderiam ser causados se o pior acontecesse. Portanto, se isso é algo novo para você, passe a usá-lo no local de trabalho, principalmente se for um serviço de riscos notórios.

No mais, esperamos que o material tenha sido rico em informações e te ajudado de alguma maneira a entender melhor um dos procedimentos de análise. 

Gostou do blog? Acesse nosso site para mais conteúdos!