Defensivos Agrícolas – Tudo que você precisa saber.

By mindy In Uncategorized 107 Comments

Quando falamos em Defensivos Agrícolas é necessário saber o que é, qual sua importância e como usar de forma correta.

Os defensivos agrícolas desempenham um papel importante na agricultura, visto que, previnem perdas de produtividade que podem ocorrer devido à ervas daninhas, insetos, fungos, etc. Sem eles, a demanda de alimentos tornaria rapidamente maior do que a oferta, em razão de perdas por problemas fitossanitários.

Por isso, no decorrer desse artigo, você aprenderá:


– Por que os defensivos agrícolas são necessários?

– O Agricultor pode aplicar os defensivos livremente na sua lavoura?

– Tipo de defensivos agrícolas

– Uso correto dos defensivos agrícolas

Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados na agricultura para controle de seres vivos considerados prejudiciais à lavoura. São também chamados de: agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários. Dentre esses termos, o agrotóxico é o mais usado pela legislação brasileira.

Por que os defensivos agrícolas são necessários?

Eles têm a função de proteger as lavouras do ataque de insetos, ervas daninhas e doenças que atingem o ciclo de uma cultura, garantindo a saúde das plantas.

O seu uso permite a sustentabilidade da produção agrícola, que mantém o Brasil como um dos maiores produtores e exportadores de alimento do mundo.

O agricultor pode aplicar os defensivos livremente em sua lavoura?

A resposta é não. Assim como os medicamentos, os defensivos agrícolas também exigem uma receita a ser prescrita, que é feita por um engenheiro agrônomo.

Para aplicação acontecer de forma correta, você precisa saber:

1. O tipo de praga que está causando problemas na lavoura

2. A dosagem necessária para o controle

3. As condições da área com problema

Tipos de defensivos agrícolas:

Existem várias maneiras de classificar os defensivos. Pode ser de acordo com o tipo de praga que controlam, grupos de mecanismos de ação, toxicologia animal e periculosidade ambiental. Conheça alguns tipos:

– Inseticidas: são produtos à base de substâncias químicas ou agentes biológicos que controlam insetos (lagartas, percevejos, pulgões etc).

– Acaricidas: defensivos que controlam ácaros.

– Fungicidas: agentes físicos, químicos ou biológicos que combatem fungos causadores de doenças nas plantas.

– Nematicidas: defensivos utilizados para controlar nematoides (vermes) parasitas de plantas.

– Herbicidas: são produtos que servem para eliminar ou impedir o crescimento de plantas daninhas.

Uso correto de defensivos agrícolas: Como evitar danos à saúde e ao meio ambiente?

Antes, durante e depois do manuseio desses produtos, são necessários alguns cuidados e ficar atento às seguintes recomendações:

– A aquisição de um produto deve ser feita via obtenção de um receituário agronômico, prescrito por um profissional habilitado (engenheiro agrônomo);

– Seguir todas as recomendações sobre transporte e armazenamento dos produtos, em conformidade com a legislação e com as recomendações do fabricante/distribuidor;

– Não colocar os produtos químicos junto a sacos de alimentos ou adubos;

Impedir o acesso de pessoas não autorizadas, crianças e animais ao depósito são medidas para evitar problemas antes mesmo da aplicação;

– Realizar a leitura do rótulo e da bula antes da utilização do produto;

– Utilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI) durante todo o processo de manuseio, incluindo preparo da calda e aplicação;

Conclusão:

Vimos então que os defensivos agrícolas são essenciais para a agricultura. E que, apesar de trazer benefícios na produção de alimentos, é preciso responsabilidade e cuidado para utilizar os defensivos somente quando necessário e de maneira correta.

Aqui na SS Treinamentos, nós também contamos com os treinamentos de NR-31: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura.

Caso você tenha dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários.