Defensivos Agrícolas – Tudo que você precisa saber.
Quando falamos em Defensivos Agrícolas é necessário saber o que é, qual sua importância e como usar de forma correta.
Os defensivos agrícolas desempenham um papel importante na agricultura, visto que, previnem perdas de produtividade que podem ocorrer devido à ervas daninhas, insetos, fungos, etc. Sem eles, a demanda de alimentos tornaria rapidamente maior do que a oferta, em razão de perdas por problemas fitossanitários.
Por isso, no decorrer desse artigo, você aprenderá:
– Por que os defensivos agrícolas são necessários?
– O Agricultor pode aplicar os defensivos livremente na sua lavoura?
– Tipo de defensivos agrícolas
– Uso correto dos defensivos agrícolas
Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados na agricultura para controle de seres vivos considerados prejudiciais à lavoura. São também chamados de: agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários. Dentre esses termos, o agrotóxico é o mais usado pela legislação brasileira.
Por que os defensivos agrícolas são necessários?
Eles têm a função de proteger as lavouras do ataque de insetos, ervas daninhas e doenças que atingem o ciclo de uma cultura, garantindo a saúde das plantas.
O seu uso permite a sustentabilidade da produção agrícola, que mantém o Brasil como um dos maiores produtores e exportadores de alimento do mundo.
O agricultor pode aplicar os defensivos livremente em sua lavoura?
A resposta é não. Assim como os medicamentos, os defensivos agrícolas também exigem uma receita a ser prescrita, que é feita por um engenheiro agrônomo.
Para aplicação acontecer de forma correta, você precisa saber:
1. O tipo de praga que está causando problemas na lavoura
2. A dosagem necessária para o controle
3. As condições da área com problema
Tipos de defensivos agrícolas:
Existem várias maneiras de classificar os defensivos. Pode ser de acordo com o tipo de praga que controlam, grupos de mecanismos de ação, toxicologia animal e periculosidade ambiental. Conheça alguns tipos:
– Inseticidas: são produtos à base de substâncias químicas ou agentes biológicos que controlam insetos (lagartas, percevejos, pulgões etc).
– Acaricidas: defensivos que controlam ácaros.
– Fungicidas: agentes físicos, químicos ou biológicos que combatem fungos causadores de doenças nas plantas.
– Nematicidas: defensivos utilizados para controlar nematoides (vermes) parasitas de plantas.
– Herbicidas: são produtos que servem para eliminar ou impedir o crescimento de plantas daninhas.
Uso correto de defensivos agrícolas: Como evitar danos à saúde e ao meio ambiente?
Antes, durante e depois do manuseio desses produtos, são necessários alguns cuidados e ficar atento às seguintes recomendações:
– A aquisição de um produto deve ser feita via obtenção de um receituário agronômico, prescrito por um profissional habilitado (engenheiro agrônomo);
– Seguir todas as recomendações sobre transporte e armazenamento dos produtos, em conformidade com a legislação e com as recomendações do fabricante/distribuidor;
– Não colocar os produtos químicos junto a sacos de alimentos ou adubos;
Impedir o acesso de pessoas não autorizadas, crianças e animais ao depósito são medidas para evitar problemas antes mesmo da aplicação;
– Realizar a leitura do rótulo e da bula antes da utilização do produto;
– Utilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI) durante todo o processo de manuseio, incluindo preparo da calda e aplicação;
Conclusão:
Vimos então que os defensivos agrícolas são essenciais para a agricultura. E que, apesar de trazer benefícios na produção de alimentos, é preciso responsabilidade e cuidado para utilizar os defensivos somente quando necessário e de maneira correta.
Aqui na SS Treinamentos, nós também contamos com os treinamentos de NR-31: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura.
Caso você tenha dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários.
Leave a comment