Treinamentos NRs que são obrigatório para todos

By mindy In Uncategorized 103 Comments

Na hora de uma contratação são tantos itens que temos que levar em consideração, como: Exames admissionais, prever integrações, contribuir para a adaptação, resolver pendências burocráticas, etc. E em meio a tudo isso não podemos esquecer dos treinamentos que esse novo funcionário possa precisar.

Os treinamentos que são passados para os funcionários além de servirem para a segurança do mesmo no dia a dia, também é lei, previsto nas determinações do Ministério do Trabalho.

E as Normas Regulamentadoras (NRs), surgiram e foram implantadas para ditar as regras do dia a dia de trabalho dos funcionários. E dentro delas estão os treinamentos obrigatórios para cada tipo de função.

Mas quais são os treinamentos obrigatórios?

Quais treinamentos são obrigatórios para qualquer empresa?

São respostas que iremos responder ao decorrer desse artigo. Então, se você quer entender melhor sobre essas normas obrigatórias, continue lendo!

Mas antes de mais nada é necessário entender em qual categoria a sua empresa está inserida, assim como qual categoria de atividade o novo trabalhador estará ligado.

Pois existem treinamentos que são obrigatórios para todo mundo, mas também existem treinamentos que são específicos para cada tipo de cargo.

Treinamentos obrigatórios para todo mundo

Ao total existem 36 NRs. Dentre essas 36, apenas 3 são consideradas obrigatórias para todo mundo. Que são eles:

NR1 – Disposições gerais

Que estabelece as disposições gerais relativas à segurança e medicina do trabalho para todos os trabalhadores e empresas, regido pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Ou seja, a NR1 dispõe os principais pontos para que seja possível assegurar a proteção dos trabalhadores nas empresas privadas e públicas.

NR5 CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

A CIPA tem como objetivo prevenir acidentes e doenças que aconteçam no trabalho. Com isso a CIPA padroniza, fiscaliza e fornece orientações sobre procedimentos que estabelecem parâmetros e instruções sobre a saúde e segurança.

NR7 PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

A NR7 tem como objetivo, a prevenção da saúde do conjunto dos colaboradores, em todos os ramos de atividades. Já o PCMSO é obrigatório para toda e qualquer organização, independentemente do número de funcionários e do grau de risco do seu setor econômico.

Treinamentos dependendo da atividade da empresa

Dependendo da atividade da sua empresa, existem alguns treinamentos obrigatórios, como por exemplo:

NR 6 – Equipamento de Proteção Individual (EPI)

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulação

NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

NR 23 – Proteção Contra Incêndios

NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

NR 35 – Trabalho em Altura

NR 36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados

Esses são só alguns exemplos de treinamentos que podem ser obrigatórios para a sua empresa. Mas de acordo com seu ramo de atividade essa lista pode aumentar.

Mas é importante você saber que a SS Treinamentos tem disponível os cursos das principais NRs e pode te ajudar a capacitar seus colaboradores. Então entre em contato com a SS Treinamentos!

Gostou desse artigo? Então continue acompanhando o blog da SS Treinamentos e em caso de dúvidas deixe nos comentários.

Até a próxima!