Segurança – 6 Dicas Para Prevenir Incêndios no Local de Trabalho

By sstreinamentos In Uncategorized 1 Comment

Mais do que trabalhar em um lugar confortável, bem organizado e calmo, é trabalhar em um lugar seguro. Você, enquanto ser humano, não quer que nada de ruim, como um incêndio, aconteça enquanto você esteja operando, não é mesmo? Então, preparar o ambiente de serviço para evitar desastres assim é essencial.

Talvez você pode até pensar que o local em que está atuando seja seguro ao extremo e nada pode vir a acontecer. Porém, tudo está nos mínimos detalhes. Quantas e quantas empresas famosas não foram incendiadas por, digamos, “pouca coisa”? Assim, se aconteceu com elas, pode acontecer também com você.

Não entenda como algo negativo, mas sim como uma preocupação. Atentar-se a tudo que está na sua volta é essencial e pode fazer a diferença. Nesse sentido, nós, da SS Treinamentos, separamos 6 dicas que podem te ajudar com a fiscalização e os cuidados em relação a prevenção de incêndios no local de trabalho. Veja só:

  • Realize manutenções periódicas

Fez a manutenção uma vez? Então agende a próxima. Pessoas possuem o costume de achar que, se está tudo certo, estará assim para sempre. Esse é, de longe, o maior erro de todos. Não permita que aconteça tal situação no seu local de trabalho. Regularize as manutenções para evitar tragédias.

  • Veja se tudo está dentro das normas

Ter esse tipo de análise é essencial por dois motivos: prevenir contra incêndios, claro, e evitar multas do governo. O enquadramento do ambiente de trabalho dentro das normas de segurança é de suma importância e pode te poupar de vários problemas que darão muitas dores de cabeças (dê uma olhada na Norma Regulamentadora 23). 

  • Evite a sobrecarga de tomadas

Um “T” de três entradas, com todas elas ocupadas, pode não ser uma boa ideia. Normalmente, os equipamentos utilizados no campo de serviço possuem alto desempenho de carga e, assim, dividir com outras tomadas pode ser algo muito perigoso, uma vez que aumenta o risco de curto-circuito. Evite que toda fiação entre em pane e um tremendo incêndio seja causado.

  • Fique de olho nos extintores de incêndio

Se você está em uma sala fechada, por que o extintor está do lado de fora dela? Procure instaurar itens assim, que possuem grande importância, em locais de fácil acesso. Em um momento emergencial, você pode salvar vidas rapidamente, sem que mais problemas surjam. Use a cabeça e a estratégia.

  • Treine os colaboradores

Pessoas que não são treinadas acabam entrando em pânico e desespero. O que acontece? Tumulto, pisoteamento, empurra-empurra, entre vários outros quadros mais graves. Portanto, contratar uma empresa especializada a fim de treinar os colaboradores para prevenção e combate ao incêndio é algo indispensável. 

Anote essas dicas, pregue-as nas paredes e fique de olho. Não permita que algo esteja fora das normas e das diretrizes instauradas por órgãos de segurança. Faça sua parte enquanto ser humano e cuide das outras pessoas como cuida de você mesmo. Segurança em primeiro lugar sempre.

Deixe nos comentários se o nosso conteúdo foi útil para você! Comente o que achou!