Segurança do Trabalho – O que é SIPAT e como estruturá-la em uma organização?

By sstreinamentos In Geral 153 Comments

O colaborador de uma empresa não vive única e exclusivamente naquele ambiente. Além de sua vida profissional ele tem a pessoal, e ambas, de certa forma, podem ter influência uma na outra de forma negativa, o que acaba gerando problemas, doenças ou, inclusive, acidentes de trabalho. Porém, para solucionar e conscientizar os funcionários acerca desse contexto, existe a chamada SIPAT, que pode ser muito eficaz.  

Alguns pontos como estresse, má alimentação, problemas de saúde e até mesmo questões que se passam em casa, por exemplo, podem ser fatores relevantes para contribuir com o aumento de acidentes de trabalho e outros aspectos que afetam a integridade física e mental do trabalhador. E isso pode acontecer com qualquer um e em qualquer lugar, aliás, somos pessoas diferentes com vivências distintas.

E é pensando nisso e em várias outras temáticas que a empresa deve se posicionar de modo eficaz. Para essa comunicação entre os indivíduos, existem alguns agentes responsáveis, como é o caso da CIPA. Entre as diversas obrigações dela, está a organização da SIPAT, que entenderemos melhor neste blog.

O QUE É SIPAT?

A Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho, conhecida como SIPAT, consiste em uma espécie de evento que dura uma semana. A ideia é que a empresa realize um conjunto de atividades para, como diz o próprio nome, prevenir doenças e acidentes de trabalhos.

As dinâmicas podem ser diversas, estando entre elas as palestras, gincanas, exames médicos e tudo aquilo que tiver uma preocupação direcionada para a integridade do colaborador.

COMO FUNCIONA A SIPAT?

Como está previsto na NR-5, a CIPA deve organizar anualmente, em conjunto com o SESMT, uma semana específica para tratar dos assuntos de prevenção de acidentes do trabalho, sendo que a cada ano é necessário ser abordado um novo tema.

A SIPAT ocorre no meio de uma semana laboral, em dias normais, sendo que em cada data é preciso que uma atividade aconteça.

COMO ESTRUTURAR A SIPAT?

É interessante que a semana seja dinâmica, com muita interatividade entre os colaboradores e que, dentro disso, formas de conscientização sejam fornecidas. Irá variar muito da criatividade de quem organiza, mas fazer algo focado na cultura interna de Segurança do Trabalho é importante para reforçar os valores da empresa. Sabendo disso, vamos para o planejamento:

1. Organize com antecedência

Como se trata de algo anual e de uma longa semana, é importante que o planejamento seja realizado com antecedência, até mesmo para que uma boa estrutura e atividades criativas consigam ser bem estruturadas. Comece, portanto, decidindo pelo tema, mês e semana.

2. Selecione os organizadores

Busque pessoas comprometidas com o assunto e que tenham um alto engajamento. É importante ter colaboradores que se preocupem e deem o máximo de si, pois se trata de um assunto muito relevante. Se necessário, contrate alguma organização especializada em SST para organizar essa estrutura.

3. Registre os encontros

Ter todas as reuniões registradas em documento é de suma importância para entender que foram aplicados esforços para a construção da SIPAT. E não se esqueça da lista de presença e de um rascunho sobre as atividades que aconteceram ao longo do tempo.

4. Faça a divulgação

Tendo grande parte do evento já planejado, é necessário fazer a divulgação interna para que todos fiquem ciente dos dias e das informações sobre o evento que acontecerá. Como é provável que existam novatos ou inexperientes, deixem as informações bem claras sobre o que se trata a SIPAT e como ela funciona.

5. Busque por quem entende

Se vai falar em prevenção de acidentes e segurança do trabalho, chamar pessoas que realmente especializadas no assunto é essencial. Atenha-se tanto para colaboradores internos quanto para pessoas externas que dominam os assuntos específicos das atividades que serão repassadas.

6. Procure por patrocinadores e parcerias

Para organizar um evento de ponta, ir atrás de patrocinadores e parceiros pode ser uma ótima alternativa. Veja com órgãos próximos que a empresa possui afinidade, o hospital do plano de saúde e seus clientes, pois, assim, cada um pode oferecer um tipo de serviço diferente que irá colaborar para a conscientização e a dinâmica do processo. 

7. Atenha-se ao engajamento

O melhor aprendizado acontece quando ele é ativo, isto é, as pessoas participam do que está acontecendo. Palestras são bons modos de aprender, mas não vai rechear a semana toda com isso, certo? Tente inovar em atividades e gincanas para que todos possam interagir e ter um contato mais próximo com os assuntos.

Agora está entendido o que é, como funciona e como organizar a SIPAT na sua empresa. Embora leve um pouco de trabalho e dispêndio de esforço, é algo que precisa ser realizado com muito amor e carinho, pois não sabemos o que passa na cabeça de cada colaborador, em suas vidas pessoais e em outros pontos que levam ao acidente de trabalho. Então, esperamos que o conteúdo tenha sido útil e objetivo para você.