Acidentes de Trabalho – Práticas para reduzi-los
Estamos mais do que cansados de saber que acidentes de trabalho são muito comuns e recorrentes em diversas áreas de atuação. Os motivos? Bom, sabemos que podem variar desde uma questão ligada ao ambiente, que foi inesperada, até a imprudência ou falta de conhecimento do colaborador. A questão, agora, é entendermos algumas práticas importantes para reduzir os acidentes de trabalho.
Nesse sentido, sabemos que, regionalmente falando, isto é, de país para país, os acidentes crescem conforme a ausência de uma boa cultura organizacional, infraestrutura nacional, baixos investimentos em tecnologias e, principalmente, na preparação dos indivíduos. No caso, o continente africano é o que mais sofre com essas situações, seguido da Ásia, Oceania, América e Europa, tal como você pode ver no gráfico abaixo:

Já no Brasil, como você também verá na representação a seguir, os focos estão mais concentrados nas áreas mais industriais e fabris, sendo um alto índice mais na região sul e sudeste. Para as outras regiões, observa-se um índice relativamente menor, que é refletido por condições de investimento, desenvolvimentos e outras posições que a Geografia pode explicar melhor.

Bom, de números agora você já está mais ou menos por dentro. Porém, nosso objetivo aqui, mais do que evidenciar a frequência desse problema, é te mostrar como você pode reduzir essas quantidades de uma forma ou outra. Veja, portanto, as práticas que trouxemos para ajudar na redução de acidentes do trabalho pelo Brasil:
1. Elabore uma cultura de prevenção
Querer evitar acidentes e não criar uma cultura antes é, sem dúvida, perda de tempo. Na empresa ou organização em que atua, busque, a partir da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), elaborar um conjunto de regras, princípios, valores e eventos, como a SIPAT, sobre a questão de acidentes de trabalho. Após isso, torne todos os conceitos bem presentes na rotina e na vida dos colaboradores.
2. PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
Como diz o próprio nome, é um programa que visa a prevenção de possíveis acidentes de trabalho a partir de uma série de exames e análises da saúde dos colaboradores que estão entrando, trabalhando e, inclusive, saindo da empresa. Para entender mais sobre o PCMSO, acesse o este link.
3. Análise de Riscos
O que causa acidentes? O que pode causar acidentes? Por que está ou não tendo acidentes? Como esses cenários poderiam mudar ou ser aprimorados? Bom, realizar uma análise de riscos é sempre de grande importância, e para isso, é preciso que uma série de etapas sejam seguidas detalhadamente a fim de que um programa eficaz e eficiente seja estabelecido.
4. Gerenciamento de Riscos Operacionais (GRO)
O novo programa de prevenção de riscos no campo de trabalho está previsto para entrar em vigor no mês de março do ano que vem. Pela nova norma regulamentadora, ele passou a abranger o PGR como um de seus braços, e este, o antigo PPRA, que deixou de existir isoladamente. Ele consiste em uma espécie de programa geral que, tal como uma árvore, possui vários ramos que objetivam evitar e reduzir o número de acidentes de trabalho.
5. Uso correto dos EPI’s
Como todos sabemos, usar os Equipamentos de Proteção Individual é uma das bases para que acidentes sejam evitados. Portanto, pregue seu uso constante no campo de serviço, por mais que o risco não exista ou seja mínimo, aliás, nunca se sabe o que pode acontecer.
6. Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
A AET busca entender como os equipamentos, ferramentas e aparatos usados pelos trabalhadores, e como a rotina dos mesmos afetam diretamente a sua saúde e integridade física. É um sistema de grande importância e que, em um contexto geral, faz toda a diferença para reduzir acidentes.
7. Realize e ofereça treinamentos
Estar sempre se capacitando com treinamentos é de suma importância, e mais relevante do que isso, é oferecer bons treinamentos de SST para aqueles que têm colocam, de alguma forma, a sua vida em risco em prol do trabalho. Portanto, busque por capacitações de qualidade.
Cá estão sete práticas que precisam ser estudadas, programadas e planejadas detalhadamente. Seguindo o passo a passo de cada uma, pode ter certeza que a sua organização estará no caminho certo para reduzir os acidentes, manter a integridade dos colaboradores e, claro, ajudar a diminuir o índice brasileiro desse contexto. Dessa forma, esperamos que o conteúdo tenha sido bem rico e informativo para você.
Comente aqui o que achou e se acrescentaria alguma outra prática importante!

Create super-engaging Instagram captions with this AI powered Instagram caption generator. This free AI powered Instagram caption generator will create the perfect caption for your photo and help you get more likes, followers and comments. Click Here: https://stanford.io/3Fmnnxo