NR 10 – Classificação de tensão

By mindy In Uncategorized 61 Comments

Em seu local de trabalho, há montagem, fases de geração, manutenção de instalações elétrica, entre outros serviços com eletricidade?

Praticamente, todas as empresas contam com de algum tipo de serviço com eletricidade, mas a grande maioria se arrisca não seguindo as recomendações de segurança da Norma Regulamentadora 10 (NR-10).

Ainda mais quando se fala sobre a classificação de tensão que apresenta divergências entre as entidades, simplificar a NR-10 é essencial para prevenir danos.

A NR10, do Ministério da Economia, prevê punições às empresas que não seguem ou não cumprem suas exigências para prevenir e garantir segurança do trabalho e saúde ocupacional em situações de risco elétrico.

Então, para evitar outros problemas, entenda de forma resumida o que você precisa saber sobre a NR-10.

Neste artigo, você vai aprender:

  • Punições em caso de descumprimento da NR-10
  • Classificação de tensão
  • Pode um trabalhador sozinho em área de alta tensão?
  • Trabalhos com Extra-baixa Tensão devem cumprir as exigências da NR-10?
  • Treinamento para a NR10

Punições em caso de descumprimento da NR-10

Antes de entender a NR-10, é fundamental estar ciente quanto a possíveis punições pelo não cumprimento a rigor dessa norma.

O propósito da NR-10 é zelar pela segurança do trabalho e a saúde ocupacional.

Sendo assim, as multas não se restringem apenas ao empregador. O contribuinte também deve cumprir suas responsabilidades.

O empregador que não implantar a NR-10 em seu ambiente de trabalho pode receber punições desde administrativas a criminais, incluindo interdição da obra, pagamento de insalubridade, subsidiar as despesas de uma pessoa que tenha se acidentado no ambiente de trabalho, ou até uma pensão vitalícia, se houver falecimento.

O trabalhador, por outro lado, também está sujeito a penalidade por não respeitar a NR 10, além do mais importante resguardar a integridade de sua saúde.

Classificação de tensão

Segundo a NR 10, é obrigatória a classificação para destinar algumas medidas de segurança.

Tensão de segurança: extra-baixa tensão que tenha origem em uma base segura;

Extra-Baixa Tensão (EBT): tensão menor que 50 Volts, para corrente alternada, ou menor que 120 Volts para corrente contínua.

Esse valor de 50 Volts é estipulado conforme a voltagem máxima que não ultrapasse a barreira natural da pele e, consequentemente, não causando lesão ao trabalhador.

Vale lembrar que isso muda para mucosas, como a boca, pois o revestimento não tem a mesma espessura e por ser um ambiente úmido, já pode-se ter lesão mesmo com voltagens inferiores.

A partir disso, o risco já é iminente, sendo necessário aumentar gradativamente as medidas de proteção.

Baixa Tensão (BT): acima de 50 Volts e inferior a 1000 Volts, em corrente alternada, e acima de 120 Volts e inferior a 1500 Volts para corrente contínua.

Alta Tensão (AT): são as tensões a partir de 1000 Volts, em corrente alternada, e 1500 Volts para corrente contínua.

Pode um trabalhador sozinho em área de alta tensão?

Trabalhos em instalações de Alta Tensão, como descrito anteriormente, não pode ser realizado pelo profissional sozinho.

Nestas situações, deve haver um auxiliar devidamente habilitado para exercer a função no local de Alta tensão e evitar maiores danos em situações de acidentes.

Trabalhos com Extra-baixa Tensão devem cumprir as exigências da NR-10?

A classificação de Extra-baixa Tensão é descrita na NR-10 para se ter um parâmetro quanto à perigosidade para a segurança e a saúde do trabalhador.

Todavia, ainda que presente na Norma Regulamentadora, não são aplicáveis nessas condições as exigências previstas.

Treinamento para a NR10

Ao analisar a NR 10, é possível concluir que o único caminho para não descumprir a norma é conquistando conhecimento.

Além de uma exigência da NR 10, preparar sua equipe para exercer com maestria serviços e instalações elétricas e precaver diversas punições favorecendo o fluxo de trabalho.

A SSTreinamentos possui todo o suporte para garantir ao seu ambiente de trabalho, a melhor capacitação conforme suas necessidades.

Caso precise de maiores orientações entre em contato, ou deixe suas dúvidas e sugestões de novos temas nos comentários.